6 de abr. de 2010

Apropriação de mídias - parte I

Apropriação de mídia nada mais é senão quando uma mídia se apropria das outras em seu benefício. O cinema com certeza é um dos meios que mais faz isso.
Para a divulgação de seus lançamentos ele não poupa esforços e se utiliza de tudo que estiver ao seu alcance.
Segundo a Wikipédia essa apropriação é denominada: “promoção da película”, que é exatamente o marketing gerado em torno do lançamento do filme para este vir a fazer o espectador ter vontade de assisti-lo. Para isso já existem várias técnicas de marketing já conhecidas, mas sempre há pessoas que abusam em criatividade e conseguem excelentes resultados.
Vou mostrar a vocês agora algumas formas de mídia que o cinema se apropria começando pelas mídias digitais que estão em alta neste mundo globalizado.
Os trailers são a forma mais conhecida e eficaz para fazer as pessoas se interessarem pelo filme, ele é uma espécie de vídeo-clipe, que contem um preview do que irá acontecer no filme, ele é utilizado antes de outro filme na tela do cinema (geralmente da mesma produtora que o filme que você irá assistir), na televisão, em DVDs e também em muitos sites que disponibilizam este conteúdo.



Os jogos sobre os filmes também são outra grande sacada das produtoras, existem hoje jogos para todas as plataformas de diversos filmes, mas o que estamos tratando aqui é dos jogos que auxiliam o lançamento do filme, nestes casos são aqueles mini jogos em flash lançados muitas vezes no próprio site do filme, como exemplo podemos citar o jogo do filme Sr. & Sra. Smith, onde o internauta escolheria um dos personagens em um jogo de tiro ao alvo.
Indo pelo tópico acima em que citei o site do filme, isto é outra coisa muito comum e muito utilizada pelas produtoras, é desenvolvido um site com informações do filme, fotos exclusivas, trailers, downloads, etc. Tudo dependera da produtora, deixo um exemplo abaixo para vocês conferirem.

http://adisney.go.com/disneypictures/princeofpersia/

A televisão e o rádio também são bastante utilizados, principalmente por serem meios populares que conseguem atingir um grande numero de pessoas de forma rápida. Em ambos os produtores apostam na divulgação de trailers e entrevistas com os atores, além de reportagens muitas vezes exclusivas dos bastidores para determinado programa. Programas de “fofocas” também contribuem indiretamente nesta divulgação.
Para fecharmos essa parte da mídia digital vamos falar do marketing viral, não se assustem com o nome, segundo a Wikipédia: “marketing viral refere-se à comercialização de técnicas que utilizam pré-existentes de redes sociais para produzir aumentos na marca”, no nosso caso é a utilização de meios que já existem na internet para divulgarmos o filme. Vamos agora aos meios.
Aqui entram além dos trailers e jogos citados acima, os celulares como na divulgação do filme a pantera cor de rosa 2, onde dentro de um cofre havia um diamante e ao enviar um sms você receberia uma senha, caso esta estivesse correta o diamante seria seu. Temos também os sites de divulgação como o youtube, Google vídeos, entre outros que disponibilizam gratuitamente os trailers, o site cinemark que disponibiliza data de lançamento, sinopses e envia mensalmente e-mails a seus cadastrados com os próximos lançamentos e os blogs e seus derivados que funcionam como uma espécie de site do filme que já foi citado, porém com um custo reduzido.


Ainda nessa categoria encontram-se os poderosos do momento, Twitter, Facebook e Orkut, muitos produtores andam criando perfis relacionados aos filmes a fim de conseguir chegar ao espectador, filmes como "Tropa de elite 2", "Quincas Berro D'água", “Tainá 3”, entre tantos outros, já se encontram utilizando tais recursos. O filme "Desenrola" deu espaço até para o internauta palpitar nos diálogos, na trilha sonora e nas escolhas dos atores. Eis um comentário da produtora de “Desenrola” sobre essas novas mídias:

"Fizemos três projetos utilizando tudo o que tínhamos ao nosso alcance para ‘bombar’ os filmes: "Cartola", Meu nome não é Jonnhy" e "Desenrola". Claro que o ‘Cartola’ foi muito mais o boca a boca, mas no “Desenrola” pensamos que deveríamos estar onde o jovem está, que é na rede", explica a produtora Clélia Bessa, da Raccord. "Mas hoje, o público mais velho também está no Twitter e no Facebook. O segredo é saber falar com cada segmento", finaliza.

Bom sobre mídias digitais paramos por aqui, claro que há muitas outras divulgações não oficiais pela internet afinal a cada instante pessoas do mundo todo podem utilizar novos meios e divulgar de conta própria determinado filme que gostaram... Bem vindos à globalização.

Para reflexão
Críticos em extinção?
“No mundo de hoje será que todo mundo pode ser crítico”
http://www.digestivocultural.com/ensaios/ensaio.asp?codigo=311

Próximo post
“Mídias não digitais, como sobrevivem nesse mundo digital?”


Bjinhus
Paty


-------------------------------------------------------------------------------------

Referências

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Junket&ei=Sz67S56OMoSKlwf35LHdBw&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CAkQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Djunket%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D%26sa%3DG%26rls%3Dcom.microsoft:en-US%26rlz%3D1I7GGLT_pt-BR Acessado: 06/04/10

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Junket&ei=Sz67S56OMoSKlwf35LHdBw&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CAkQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Djunket%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D%26sa%3DG%26rls%3Dcom.microsoft:en-US%26rlz%3D1I7GGLT_pt-BR Acessado: 06/04/10

http://canvas.com.br/cria-jogo-especial-para-divulgar-filme-no-site-da-rede-telecine.php Acessado: 15/03/10

http://bcultural.com.br/blog/tag/filme/ Acessado: 17/03/10

http://www.blogbrasil.com.br/divulgacao-do-filme-com-os-trailers/ Acessado 17/03/10

www.cinemark.com.br Acessado 17/03/10

http://www.cinema.com.br/tempo-real/redes-sociais-se-tornam-vitais-na-divulgacao-de-filmes-nacionais.html Acessado 17/03/10

http://www.digestivocultural.com/ensaios/ensaio.asp?codigo=311 Acessado 17/03/10


http://adisney.go.com/disneypictures/princeofpersia/ Acessado: 15/03/10

http://bcultural.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/02/pantera_corderosa.jpg Acessado: 06/04/10

http://www.youtube.com/watch?v=dAFaNtCa89I Acessado: 06/04/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário