7 de abr. de 2010

Apropriação de midia - Parte III



Hoje como prometi trouxe para vocês um exemplo real da apropriação das mídias que andei falando nos posts passados... Vamos à matéria da redatora Mariana Oliveira para vocês verem as aplicações.

A experiência transmidiática em Alice de Tim Burton
por Mariana Oliveira Redatora

Contar histórias é um dos hábitos mais antigos da humanidade, e diversos fatores nos motivam a repassá-las adiante. Além de retratar e perpetuar a cultura de uma época, histórias exercitam nossa imaginação, nos fazem conhecer outras realidades e, por que não dizer, alimentam a alma. A história é o conteúdo, independente da plataforma escolhida: rádio, TV, cinema, livro, internet, teatro, moda, vídeo, fotografia... e algumas se adéquam melhor a este ou aquele meio, de acordo com as intenções do autor e de seu público.

A prática de contar essas mesmas histórias transpondo mídias, em que cada meio atua de forma única para a construção de um universo, também não é exatamente uma novidade. Mas o conceito de Transmedia Storytelling nunca esteve tão em voga na indústria de entretenimento: a cada dia surgem novas iniciativas envolvendo transmídia para divulgar filmes, livros, quadrinhos, séries de televisão. Segundo Henry Jenkins,

“uma história transmídia desenrola-se através de múltiplas plataformas de mídia, com cada novo texto contribuindo de maneira distinta e valiosa para o todo” (Cultura da Convergência, 2006, p. 138)

Na narrativa transmidiática, o conteúdo é rei: utilizando os multimeios de maneira sincronizada e inteligente, a história pode ser contada em cada plataforma de uma forma inovadora, sem repetição de conteúdo, valorizando a experiência interativa e despertando grande interesse no público-alvo. Enquanto estratégia de marketing existem diversos cases de sucesso que utilizam recursos de Transmedia Storytelling na sua divulgação. Henry Jenkins já apresentou alguns, como Star Wars e Harry Potter, e acredito que um dos grandes cases de divulgação transmídia é a versão de Alice no País das Maravilhas dirigida por Tim Burton.

A Disney investiu – e investiu alto – ao proporcionar uma intensa experiência transmidiática na divulgação de Alice. Utilizando de diversos meios (massivos e de nicho, online e off-line), o buzz gerado pelas estratégias multiplataformas de divulgação do filme já o colocava no patamar de sucesso de bilheteria antes mesmo de sua estréia.

Os recursos transmidiáticos em Alice




No longínquo mês de junho de 2009, as primeiras fotos do filme “vazaram na web”; em julho, foi a vez do trailer cair na rede e, em setembro, imagens do set. A partir daí uma sucessão de estratégias em diferentes meios:


- o press kit entregue a jornalistas e blogueiros foi um incrível livro personalizado com a história. Dentro dele um livro menor, e ainda outro, até encontrar uma chave pequena com a USB que trazia informações e cenas especiais;




- utilizando a técnica Flashmob, uma ação chamada Tea Party trouxe dezenas de bailarinos fantasiados como personagens de Alice, que “invadiram” a feira Magic Marketplace (importante evento de moda);





-passando pra mídia impressa, a Disney comprou a capa do LA Times, por uma bagatela de 700 mil dólares;


- já na televisão aberta, a Disney reservou um dos milionários espaços do Super Bowl;




- a Amazon disponibilizou a trilha sonora do filme;

http://www.amazon.com/Alice-Wonderland-Danny-Elfman/dp/B002ZTQVCA


- entre os souvenirs oficiais, foram produzidos bonecos do Chapeleiro Maluco (personagem de Johnny Depp), além de uma linha exclusiva de roupas, bolsas, canecas, esmaltes e jóias;


- o diretor do filme concedeu entrevista exclusiva via livestream no MySpace, atraindo mais de 400 mil espectadores;


- Alice no País das Maravilhas tem um mobile game para Iphone;



- é claro que também foi lançado um game oficial para Nintendo DS e Wii;



- o perfil oficial do Twitter, @importantdate, possui mais de 15 mil seguidores e divulga fotos, entrevistas e promoções exclusivas;

http://twitter.com/ImportantDate


- já a página oficial no Facebook foi a primeira a divulgar os pôsteres do filme e hoje conta com 1 milhão e 300 mil fãs, que têm acesso a informações, trailer, jogos e aplicativos como o do Chapeleiro Maluco;

http://www.facebook.com/AliceInWonderland


- a revista WIRED publicou um vídeo com o making of do filme;




- outra forma de mídia utilizada foi a sala de cinema, em que o trailer de Alice, que terá versão em 3D, foi exibido antes da megaprodução Avatar;


- o off-line ataca com um outdoor do personagem de Johnny Depp;




- a sessão de premiére mundial foi transmitida ao vivo no Facebook;


- ah, e não me esqueci do site oficial, que traz todas essas coisas citadas, e ainda possibilita a compra online de ingressos para assistir o filme no cinema.

http://adisney.go.com/disneypictures/aliceinwonderland/


Ufa! Cansou?
.As ações de divulgação da Disney desencadearam diversas outras manifestações não-oficiais, como exposições e eventos temáticos, o que colaborou para o sucesso de bilheteria que o filme se tornou logo nas primeiras semanas de exibiçãoLançado em 4 de março nos Estados Unidos e em outros países, Alice quebrou recordes e superou Avatar, atingindo U$ 210,3 milhões no primeiro fim-de-semana (sendo que a produção ainda não estreou em 40% do mercado mundial).
É claro que uma parcela considerável deste sucesso vem da história maluca de Lewis Carroll e da fórmula Tim Burton + Johnny Depp, que já possui uma legião de fãs.
Mas o investimento em recursos transmidiáticos para divulgação geraram grande curiosidade e expectativa no público, impactando o maior número de pessoas de diferentes formas e, com isso, obtendo o maior lucro possível. Com mais esse sucesso na indústria do entretenimento, é provável que a maioria das produções cinematográficas adotem o Transmedia Storytelling como parte fundamental de suas estratégias de divulgação.


Atualização: no caso de Alice, os recursos de transmídia foram utilizados como estratégia de divulgação do filme, e não da história (que não continua nesses outros meios, mas oferece uma experiência interativa que pessoas que apenas assistiram ao filme não irão conhecer).

O longa terá sua estréia no Brasil em 21 de abril, e deve repetir o sucesso de bilheteria global. Depois desse post “transmidiático”, você ficou ainda mais ansioso para assistir Alice, acertei?”



Links interessantes sobre a "febre" de Alice no país da maravilhas

http://www.cheapnchic.com.br/2010/03/febre-de-alice-no-pais-das-maravilhas.html

http://blog.camillapires.com/2010/01/19/uma-febre-chamada-alice-no-pais-das-maravilhas/



Bom é isso pessoal, espero que essas três partes tenham deixado mais claro para vocês o que é apropriação de mídia pelo cinema...
Até a Próxima

Bjinhus
Paty


-------------------------------------------------------------------------------------
Referências
http://www.interney.net/blogs/alexprimo/2010/03/29/a_experiencia_transmidiatica_de_alice/ Acessado: 05/04/10


http://www.youtube.com/watch?v=uJqMRLFezbo Acessado: 06/04/10

http://comunicadores.info/wp-content/uploads/2009/09/tea_party_alice.jpg Acessado: 16/03/10

http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo/wp-content/uploads/2010/03/latimes-alice.jpg Acessado: 06/04/10

http://www.amazon.com/Alice-Wonderland-Danny-Elfman/dp/B002ZTQVCA Acessado: 06/04/10

http://www.youtube.com/watch?v=Jth9BjoquqA&feature=player_embedded Acessado: 06/04/10

http://www.fontebrasil.com.br/site/images/08mar03.gif Acessado 06/04/10

http://ecx.images-amazon.com/images/I/61sp8xhhlgL._SL500_.jpg Acessado: 06/04/40

http://www.coisasemanal.com.br/2010/03/1921/ Acessado: 06/04/10

http://www.mobilepedia.com.br/cases/disney-lanca-aplicativo-de-alice-no-pais-das-maravilhas-mobile-marketing Acessado: 06/04/10

http://www.facebook.com/AliceInWonderland Acessado: 06/04/10

http://www.muitolegal.net/2010/03/making-of-de-alice-no-pais-das.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+muitolegal+(muitolegal+blog+::+sua+overdose+di%C3%A1ria+de+inspira%C3%A7%C3%A3o)&utm_content=Google+Reader Acessado: 06/04/10

http://bogiecinema.blogspot.com/2010/01/outdoor-de-alice-in-wonderland.html Acessado 06/04/10

http://adisney.go.com/disneypictures/aliceinwonderland/ 06/04/10

http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo/wp-content/uploads/2010/03/alice-expo-02.jpg Acessado 06/04/10

http://www.bbc.co.uk/blogs/portuguese/london/2010/03/londres_no_pais_das_maravilhas.shtml Acessado: 06/04/10

http://pipocacombo.virgula.uol.com.br/poster-de-alice-no-pais-das-maravilhas/?pid=2417 Acessado 07/04/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário