Dissertação no seu significado diz respeito a um tipo de texto em que a exposição de uma idéia, através de argumentos, é feita com a finalidade de desenvolver um conteúdo científico, doutrinário ou artístico. Contudo, a dissertação também pode ser oral, quando você expõe uma idéia, um pensamento ou faz uma crítica a respeito de um assunto.
Uma narração faz progredir uma história, a descrição consiste justamente em interrompê-la, detendo-se em um personagem, um objeto, um lugar, etc. Na descrição o ser e o ambiente são importantes. Assim, o substantivo e o adjetivo devem ser explorados para traduzirem com ênfase uma impressão.
Tem por objetivo contar uma história real, fictícia ou mesclando dados reais e imaginários. Baseia-se numa evolução de acontecimentos, mesmo que não mantenham relação de linearidade com o tempo real. Sendo assim, está pautada em verbos de ação e conectores temporais.
Velório
Tragédia Brasileira
Era uma vez...
Referências Bibliográficas
texto - www.pciconcursos.com.br audio 1 - Manuel Bandeira audio 2 - Retirado do youtube de poste de seksuni audio 3 - Criação Design Girls
Hoje, a noção de gêneros discursivos se estende a todos os tipos de produções verbais. Como fruto de um trabalho coletivo, os gêneros discursivos proporcionam o ordenamento e a estabilização de todas as atividades comunicativas do cotidiano. Trata-se, portanto, de formas discursivas que colaboram sobremaneira para a instituição de qualquer situação comunicativa.
Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre palavras. A coesão é quem faz esse papel de ligação, da relação, da conexão entre as palavras de um texto, através de elementos formais, para garantir uma boa sequenciação de eventos.
A coesão pode se dar através de preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais,pronomes pessoais, pronomes possessivos- pronomes demonstrativos, pronomes indefinidos, pronomes relativos, advérbios de lugar,verbos, períodos ou trechos do texto por uma palavra ou expressão que tenha sentido próximo, evitando a repetição no corpo do texto.
Que tal uns exemplos para ver se você compreendeu? Clique nos jogos abaixo e teste sua compreenção em coesão.
Dica: aumente o zoom de seu computador para ter maior legibilidade.
A coerência se refere a relação que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido. Está, portanto, ligada ao entendimento, à possibilidade de interpretação daquilo que se ouve ou lê.
Por exemplos nos quadrinhus a seguir, você consegue compreender a história, pois ela apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão, ou seja, ela possui coerência!
Dica: Em caso de dificuldade na leitura aumente o zoom de seu computador.
O que é a linguagem afinal? Abaurre e Pontara definem muito bem linguagem como: "Uma atividade humana que, nas representações de mundo que constrói, revela aspectos históricos, sociais e culturais. É por meio da linguagem que o ser humano organiza e dá forma às suas experiências".
Se entendermos a profundidade deste conceito, entenderemos que não podemos reduzir a linguagem a um meio de comunicação, como normalmente se faz, já que é a partir dela que construímos nossa memória e consequentemente nossa História. Sem linguagem não existiria a civilização como conhecemos.
Vejamos alguns exemplos de linguagens:
linguagem regional
Pode-se dizer que a linguagem regional é o conjunto de características de uma língua - vocabulário próprio do lugar, pronúncia, sintaxe - que tornam o falante de uma dada região identificável a partir de seu discurso.
linguagem jornalistica
Se preocupa em responder ao leitor, perguntas básicas sobre a notícia : quando, como, onde, quem, o quê e por que.
diálogo Diálogo é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas.
Poema Um Poema é uma obra literária apresentada geralmente em verso e estrofes
gíria A gíria é uma linguagem de caráter popular, criada e usada por determinados grupos sociais ou profissionais. São criadas para substituir termos ou conceitos oficiais (usados tradicionalmente).
Referências Bibliográficas
Fragmentos do texto de Wellington de Melo. http://blogemformacao.blogspot.com http://br.answers.yahoo.com http://pt.wikipedia.org http://www.suapesquisa.com
Texto é uma seqüência verbal, oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação.
O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir.
Para melhor compreenção: A palavra "Silêncio" está dentro de um contexto significativo por meio do qual as pessoas interagem: você, como leitor das placas, e os administradores do hospital, que têm a intenção de comunicar a necessidade de haver silêncio naquele ambiente. Assim, a palavra "Silêncio" é um texto.
Blog criado pelas alunas Kaytleen, Sabrina e Patrícia da faculdade Unip - Universidade Paulista no 2º semestre do curso de Design Gráfico para a disciplina Oficina de texto do Professor Alexandre H. T. Guimarães.
Ao ingresso no 3º semestre o blog temos a entrada de Jefferson no grupo e o blog passa a ser utilizado para a matéria de Metodologia científica da professora Suzana, a fim de ser um gerador de conhecimento sobre o novo mundo do cinema.